domingo, 31 de maio de 2015

Lançamento da Antologia Universal Lusófona 2015 Rio dos Bons Sinais no VIII EEMD



A ciência vive no elemento da razão; a arte germina e floresce por entre as memórias e as afectividades.
No dizer do filósofo, o poeta é o pastor do Ser e a poesia vale a pena quando as memórias se preocupam com as pequenas questões do dia-a-dia, com o sentido (ou sentidos) da existência. Só a arte pode tornar enormes e universais os afectos mais simples e contingentes.
Ao lermos e relermos, ao ouvirmos os textos da presente antologia, que importam as influências que afinal recobrem apenas a superfície do que aqui se canta e se sente?
  As ondas, que já não são as "ondas do mar de Vigo", a amizade, o amor nas suas diversas manifestações e a morte, o entardecer africano, a árvore secular, mais do que imagens ou metáforas, são partes de todos nós, herança de eras antigas que se querem sublimadas, opção de um tempo de afirmação de uma identidade cultural e cívica num espaço de matriz lusófona, num tempo em que os direitos humanos e os direitos dos povos estão longe de ser respeitados.
  Que as palavras não teimem em esconder o que todos desejamos revelar.

Manuel Dias Duarte




COORDENAÇÃO LITERÁRIA
Delmar Maia Gonçalves

ILUSTRAÇÂO DA CAPA
Tânia Ferreira

PREFÁCIO
Manuel Dias Duarte



MOÇAMBIQUE

Adelino Timóteo


Adelino Timóteo nasceu a 3 de Fevereiro de 1970, na cidade da Beira. Formado em docência de língua portuguesa, não chega a exercer a sua profissão. É licenciado em direito. Exerce o jornalismo paralelamente com as artes plásticas. Em 2004 e 2007 foi respectivamente homenageado pelo Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU) e Conselho Municipal da Beira, no primeiro caso pela sua poesia, no segundo por seu contributo cultural para a urbe. Em 1999 venceu o Prémio Anual do SNJ para a melhor Crónica Jornalística. Em 2001 venceu o Prémio Nacional Revelação de Poesia AEMO, em 2011 foi galardoado com o Prémio BCI/AEMO pelo livro "Dos Frutos do Amor e Desamores até à Partida", em 2013 foi premiado Melhor Escritor da Cidade da Beira. Um excerto de seus poemas traduzidos em Italiano, consta da revista "Dis Uguaglianze".



Ana Maria Dias

Ana Maria de Oliveira Dias nasceu a 12 de Fevereiro de 1952, na República de Moçambique. É professora do 3º Ciclo e Secundário. Tem vindo a participar em várias Antologias nacionais. Tem vários livros publicados, desde Contos Infanto-Juvenis e outros, crítica literária, poesia, prosa-poética.



Ascêncio de Freitas

Ascêncio de Freitas nasceu a 3 de Agosto de 1926 no lugar do Forte da Barra, Gafanha de Nazaré, Aveiro. Emigrou aos 22 anos de idade para Moçambique. Em 1999, foi bolseiro do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, o que lhe permitiu escrever o romance A Paz Enfurecida (2003). Recebeu o Prémio Vergílio Ferreira, em 1999, pela sua obra A Reconquista de Olivença (1999), o Prémio PEN Club Português, em 2000, pelo livro O Canto da Sangardata (2000), no qual apresenta uma crítica ao tempo colonial e pós-independente da história de Moçambique, e o Prémio Literário Ferreira de Castro da Câmara Municipal de Sintra, em 2002, com a obra A Noite dos Caranguejos (2003). É Presidente Honorário do CEMD.  



Celina Sheila

Celina Sheila Moises Macome, natural de Maputo, nasceu a 30 de  Maio de 1985. Estudante na Escola Superior de Jornalismo.
Poetisa e Declamadora. Tem participado em eventos para declamar poesia. Uma jovem atrevida, batalhadora e sonhadora.
Gosta de viajar na escrita. Tem poemas publicados na revista electrónica Por dentro da África, e na página Lápis e Papel, onde participou na primeira semana poética da página e ocupou a 9 posição como única mulher africana e Moçambicana. Na sua poesia aborda o geral, mas com maior ênfase a África e Moçambique. Um dos seus grandes objectivos é dar a conhecer os seus escritos, ou seja dar a conhecer ao mundo e aproximar escritores e leitores da língua portuguesa de modo  a ter um intercâmbio literário. 



Delmar Maia Gonçalves


Delmar Maia Gonçalves nasceu a 5 de Julho de 1969, em Quelimane, Moçambique. 
É Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora.
Publicou os livros Moçambique Novo, o Enigma”, “Moçambiquizando”, “Afrozambeziando Ninfas e Deusas”, “Mestiço de Corpo Inteiro”, “Entre dois rios com margens” e “Mares de Olhares em Mestiçagens de Poesia.




Graça Pereira Machado

Graça Pereira Machado nasceu em Quelimane, Moçambique.
Fundou o jornal Mais Além e foi colaboradora assídua de Voz da Zambézia, Diário de Moçambique e Notícias de Lourenço Marques. Em Portugal, publicou artigos nos jornais Público e Jornal de Notícias.
Em 1996 fundou o jornal Folha de Côco associado ao Clube da Amizade que criou por amor à sua terra e pelos laços de amizade que unem todos quantos lá viveram.
Escreve regularmente no seu blogue: zambezianachuabo.blogspot.com, onde espraia a sua verve.



Japone Arijuane

Japone Arijuane,  nome oficial Japone Matias Lourdel Caetano Agostinho, Zambeziano, Membro fundador do Movimento  Literário Kuphaluxa, editor e colunista da Revista Literatas, jornalista a exercer no grupo SOICO e critico de arte.  Colaborador no Jornal Cultura de Angola, Revista Samzidat. 
Além de Poeta é prosador, Romancista, Ensaísta e Rapper.  Formado em Ciências de Comunicação, habilidades em Publicidade & Marketing, na Escola Superior de Jornalismo.  Lançou Dentro da Pedra ou a metamorfose do silêncio (2014) 



Jorge Viegas

Jorge Viegas nasceu em Quelimane no dia 6 de Novembro de 1947.
Publicou os livros “Milagres” (1969), “Núcleo Tenaz” (1982), “Novelo de Chamas” (1989) e “Da poesia? Ou de como de justifica um ponto de interrogação” (2014). Está representado em Cadernos Caliban nº1, nº3/4, nos anos de 1971 e 1972, respectivamente. No Reino Caliban 3 em 1985. Participou na Antologia de Poesia Moçambicana “Nunca mais é Sábado” em 2004. Participou em “Poets of Mozambique”, em 2006.
É Membro Honorário e Presidente da Assembleia Geral do CEMD.



Lino Mukurruza


Lino Mukurruza (pseud.). Lino Sousa Mucuruza, moçambicano. Publicou “Vontades de partir & outros desejos” – Poesia. (FUNDAC, 2014), “Almas em tácitas” – Poesia (LUA DE MARFIM, 2015) Foi vencedor mencionado e participa na antologia do XXX prémio mundial de poesia “NÓSSIDE” 2014. Vencedor em segundo lugar do 2º Concurso de Literatura da Academia de Letras, Artes Ciências de Brasil (ALACIB). Vencedor em 3º lugar do concurso internacional de literatura ALPAS 21 “a palavra do século” (Brasil, 2015). Actualmente cursa Português na Faculdade de Ciência da Linguagem, Comunicação & Arte da Universidade Pedagógica (Niassa) igualmente membro de direcção (tesoureiro) do Clube de Escritores Poetas & Amigos de Niassa (CEPAN). 





Lourdes Peliz

Lourdes Peliz – ( Maria de Lurdes Almeida) natural de Moçambique, – Faz parte de um grupo de dizedores os “Poetas Sem Rede”. Está Inscrita na SPA – (Poesia) - Características pessoais- afável, sociável, cordial e alegre.



Makopexa


Makopexa, natural da República de Moçambique, é formado em relações internacionais e diplomacia.




Mamudo Hussene Cadango

Senito Dalas Cadango, nome artístico de Mamudo Hussene Cadango.
Nascido em 03/03/1978 em Quelimane-Moçambique. Ensino Secundário na Escola 25 de Setembro local. Co-fundador do Núcleo de escritores da Zambézia (Neza) e antigo Membro efectivo da brigada literária Arone Fijamo. Colaboração com as Rádios comunitárias locais em vários programas artísticos



Mar Zé TinShel

Professor de Estudos Culturais no ISArC (Instituto Superior de Artes e Culturas), de Maputo. Professor da Literatura Cabo-verdiana e Guineense, convidado pela UPedagógica, de Maputo e pela UniSaF, de Maxixe. Doutor em Hermenêuticas Culturais pela Universidade de Aveiro, e crítico literário com artigos em diversas revistas Portuguesas. Membro honorário da CEMD (Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora), com texto poético publicado e membro honorário da ALIDCI (Associação Lusófona para o Desenvolvimento, Cultura e Integração).



Ribeiro-Canotilho


Nasceu em 1946 em Lourenço Marques, Moçambique. Professor de EVT – Educação Visual e Tecnológica, Aposentado. Pintor d´Arte, desenhista,  poeta, etc. Inserido em várias Antologias Poéticas. “Accademico Ordinario” e “Comendadore Accademico” (em Arte), em Itália, em 1996 e 1999,” Sócio de Honra” do CEMD, Parede, Portugal: 2011 e “Membro de Honra” do NALAL, Lisboa / LITERARTE, Rio de Janeiro: Brasil: 2014,etc. Publicou o livro Poalha de Mussam'Biki, em 2014.



Sibila Aguiar


Sibila Aguiar pseudónimo artístico e literário de Maria Helena Duarte, nasceu em Lourenço Marques, hoje cidade de Maputo.
Reside em Lisboa desde 1956 para onde veio estudar Psicologia.
Iniciou a atividade artística ainda nos tempos de liceu.
Colaborou com contos e poemas em vários jornais, nomeada-mente  Diário de Lisboa Juvenil, Jornal da Amadora e Jornal o Brado Africano.l, Jornal da Amadora e Jornal o Brado Africano.





Sónia Sultuane

Sónia Sultuane, nasceu em Moçambique (Maputo), aos 4 de Março de 1971. É membro da AEMO (Associação dos Escritores Moçambicanos), onde também ocupou o cargo de Secretária da Assembleia Geral.
É Membro do Núcleo de Arte.
Faz parte do Conselho de Direcção do Arterial Network Mozambique.
Foi cronista na revista Lua do jornal Sol (2011- 2012).
Tem crónicas publicadas no jornal SOL e na revista Índico, revista de bordo das Linhas Aéreas de Moçambique.
É consultora de arte das edições da Moçambique Fashion Week (MFW). É artista plástica e curadora.






PORTUGAL

Alfredo de Sousa Pereira

Alfredo de Sousa Pereira (Alsoupe), nasceu a 1 de Março de 1940 em Riachos, Torres Novas, onde concluiu o Curso Geral dos Liceus. Aos 21 anos foi para Moçambique, onde trabalhou como funcionário público (Beira, L,Marques, Xai-Xai e Gurúè) de 1961 a 1975. Em 2012 editou um livro de poesias intitulado   “Os Caminhos do Poeta”.  




Conceição Oliveira


Conceição Maia Rocha de Oliveira é natural e residente em Aveiro, Portugal. É diplomada pela Escola do Magistério Primário de Aveiro e pela Alliance Française: Diplôme Pratique de Langue Française e Diplôme de Langue Française.
Frequentou Línguas e Literaturas Modernas (Por/Francês) na Universidade de Coimbra. Licenciou-se na mesma área (Via Ensino) pela Universidade de Aveiro e exerceu docência 38 anos. Actualmente, dedica-se à escrita, pintura, tertúlia poética.
LABIRINTO DE PALAVRAS – Poesia - O seu 1º Livro - Temas Originais. 2012. TEMPO SEM HORAS – Contos - Editora Vieira da Silva, 2013 DA RAIZ (transparências) Palimage – Terra Ocre Edições, 2014. É coautora em diversas Antologias, Coletâneas e Revistas culturais - Portugal e Brasil.



Delmar Domingos de Carvalho

Delmar Domingos de Carvalho nasceu em Lisboa a 19 de Julho de 1939.
Ensaísta, biógrafo, poeta, ficcionista, sociólogo, etnógrafo, filósofo, fotógrafo amador, jornalista, vegetariano.
Idealista e utopista desde muito jovem é defensor dos Estados Unidos da Europa, do Parlamento Mundial, da Fraternidade Universal.




Fátima Soares


Maria de Fátima R. A. Soares nasceu em Lisboa, em 11 de Maio de 1956. Primeiro livro, em 2004, conta atualmente com treze livros, publicados em variados géneros, literários. Participa em diversas antologias, como co-autora. Tem vários prémios recebidos, ao longo do seu percurso, em poesia. Colabora no Projecto Divulga Escritor do (Brasil). Faz parte dos colaboradores da Revista Licungo CEMD. Foi entrevistada recentemente pela Popular RFM. Recebeu o prémio Literarte, no Museu do Oriente. 




Filipa Vera Jardim

Começou a escrever no suplemento DN Jovem do Diário de Notícias, onde escreveu sob vários pseudónimos. Tem participado em inúmeros eventos de poesia, tertúlias, encontros, com vários trabalhos em poesia e prosa poética, estando os  seus poemas integrados em várias coletâneas. Tem publicado na revista Literattas, em Moçambique. 
Mantém o blogue literário «Chez George sans»   
(http:chezgeorgesand.blogspot.pt).
 Escreve ainda ocasionalmente noutros blogues. Participou nos Contos Capitais que marcaram o início das edições Parsifal (Abril 2013). Tem no prelo o livro “S. Martinho do Porto, momentos…” em co-autoria com Pedro Soares de Mello.




Filomena Fonseca

Natural de Landim - V. N. de Famalicão. Lic. em Estudos Artísticos e Culturais pela UCP. Publicou “Os Degraus da Casa” em 2008. Coautora em mais de vinte Antologias Poéticas. Pinta e expõe desde 1983. Distinguida com vários prémios. Representada em várias coleções públicas e particulares. Ilustrou diversas capas de obras literárias.




João de Deus Rodrigues

João de Deus Rodrigues. Nasceu em Morais - Macedo de Cavaleiros. É sócio da SPA - Sociedade Portuguesa de Autores; da SPP- Sociedade Portuguesa de Poetas; da ALTM- Academia de Letras de Trás-os-Montes. Frequenta a UITI - Universidade Internacional para a Terceira Idade, em Lisboa. Publicou oito livros. Tem Poemas e Contos publicados em várias Antologias.  




Mónica Castelo

Mónica Castelo nasceu a 17 de Novembro de 1972  em Lisboa.
Terminou os seus estudos em Art&Design e a mantém a uma produção artística regular na área da Pintura, Escultura e Teatro.




Pedro Valdoy

Francisco Pedro Curado Neves com oito anos começou a escrever pequenos contos infantis. Na escola publicou um jornal de parede intitulado "O Gavião" com 13 anos.
Aos 20, influenciado por Fernando Pessoa começou a escrever poesia. Recebeu no Brasil um primeiro prémio de poesia e dois segundos.
Tem cinco livros publicados.




Vera Novo Fornelos

Vera Novo Fornelos nasceu a 2 de Maio de 1981, em Viana do Castelo.
É autora de blogues culturais e de poesia e está presente em algumas antologias de poesia e contos, nacionais e internacionais. Publica em Revistas Culturais Moçambicanas como a Licungo e a Milandos da Diáspora. 
Foi seleccionada para os 100 melhores poemas do TOC140 do Fliporto 2013.
Lançou o livro de poesia “Culto Oculto – a via poética do Ser  Ascendente”, no Rio de Janeiro/Brasil, em Fevereiro de 2014.



Vieira Calado


Até hoje, o autor publicou 23 livros de Poesia (2 no Brasil), Prosa, Teatro, Ficção Extraterrestre e Divulgação Científica, e está representado em mais de 4 dezenas de Antologias e afins, em Portugal e no Brasil. Foi agraciado com a "Medalha de Mérito Municipal", Grau Ouro, pela Câmara Municipal de Lagos, em 2011, ao comemorar os seus 50 Anos de Vida Literária e Cívica.





BRASIL

Ademar Oliveira de Lima

Professor De Língua Portuguesa. 
Escreve sonetos/ contos/ romance  sob os pseudônimos de Sartório Wilen (sonetos) e  Santiago Derin.
Tem 10 livros publicados: 2 poesias/ 8 contos/romances pela Ed. Clube de Autores.



Aguinaldo Loyo Bechelli

CRONISTA DE COSTUMES COM ÊNFASE NA COMÉDIA HUMANA, POETA, LETRISTA, PERCUSSIONISTA.
Publiquei textos no Jornal O TARQUINIANO, periódico do Colégio Tarquínio Silva, onde estudei, em Santos. Publiquei poesia, em A TRIBUNA de Santos. (Introdução do crítico literário João Christiano Maldonado). Estou inserido na ANTOLOGIA POESIA DE SANTOS, de autoria do citado João Christiano Maldonado. Criei a coluna ZINGAMOCHO e colaborei assiduamente numa rede de 13 Jornais de Bairros + Gazeta de Moema + Gazeta de Santo Amaro e esporadicamente em jornal de Fortaleza, Salvador  Porto Alegre e Curitiba.
Escrevo para Revista Elite Luxury – Ex-Elite Magazine.




Ana Stoppa


Ana Maria Stoppa,  ítalo/brasileira, Advogada, Ativista Cultural, Escritora, Ambientalista, Autora das Obras; " Diagnóstico",  " O Silêncio dos Porta-Retratos",  "Mosaicos de Sabedoria".  No Prelo: Lelé, o navegador dos sonhos, Vida Perene  Frases &  Pensamentos, lançamentos Bienal Internacional do Livro de SP,  agosto/14. Participação em várias Antologias. Vice-Presidente da ANLPPB - Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro.
 1. Colocada -  Concurso de  Literatura Infantil Secretaria de Cultura de Barueri com o conto Lelé, o navegador dos sonhos;
 2. Colocada -  Concurso Mãos  que falam, com o conto Cristal, a corujinha cantora.



Carmen Lucia Hussein

Poeta e professora universitária de Psicologia. É  Mestre e Dou-tora e tem um estágio de pós-doutorado nesta área no IPUSP.   Tem afinidade com a poesia. Publicou cerca de 1000 poesias. Ganhou vários prêmios e  concursos  Tem 80  Antologias sendo que 25 delas  estão divulgadas no exterior.   Tem ainda 19 livros de Poesias, sendo que alguns deles estão  divulgados no exterior.  




Fercy Nery

Fercy Nery é um músico, cantor, Produtor Cultural e compositor brasileiro natural de Serra do Navio, Amapá (na Amazónia). Aos 7 anos mudou-se para Belém, Pará, igualmente na Amazónia, onde absorveu as sínteses da cultura local. Reside e trabalha em Lisboa desde 2010. Em Belém, teve as primeiras lições, de violão, chegando a tocar em Projetos Culturais e bares conceituados e a compor para peças de teatro. Fez parcerias musicais com seu irmão, Fernancy  Nery, chegando a arrebatar o prêmio de melhor letra no "II Encontro Nacional de Música Popular Brasileira" realizado pelo  Banco Bamerindus, em 1988, no Teatro Guaíra, em Curitiba-Paraná, com a música "A Flor da Flora”. Possui um trabalho de composições próprias, além do de difusão da música popular brasileira em solo estrangeiro. Em Lisboa, participou de eventos diversos, entre eles o “Festival Imigrarte".




José Vicente Neto

José Vicente Neto, natural de Pratápolis, Minas Gerais, Brasil, é Professor, Artista Plástico, Escritor, Poeta, Practitioner em Programação Neurolinguística. Acadêmico Honorário do 1º Colegiado de Escritores Brasileiros, da Litteraria Academiae Lima Barreto. Membro Emérito da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Membro Associado do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora. Autor do livro Força de Atração - O Poder do Pensamento, dois livros de poesias. Participa de diversas antologias. Vários prêmios em concursos literários.




Lucia Helena dos Santos

Pós-Graduada em Direito Processual Civil pela PUC/RS, Graduada em Direito pela UNISINOS/RS; Advogada, membro da Ordem dos Advogados do Brasil; Participações Literárias: -1ª Antologia Poética Internacional Justiça e Igualdade Social, Association Culturelle Varal do Brasil; Academia Leopol-dinense de Letras.




Milene Barazzetti

Milene Barazzetti: brasileira, natural de Porto Alegre – RS, professora, escritora e contadora de histórias.
Tem textos e poemas  publicados  na Antologia Universal  Lusófona 2013 “Rio dos Bons Sinais”, na Mangwna – Agenda 2014 e na Revista Cultural Licungo.
Publicou um livro infantil com o título “O consertador de coisas” (Habilis Editora).
Blog: encantosliterarios-milene.blogspot.com.br



Neri França Fornari Bocchese

Nasci Arvorezinha, Vale do Taquari-RS. Casada, Roque João. Filhos Engenheiros: Roque Eduardo, Fernando, Evandro, Daniel Celestino. Noras: Genoefa - Pedagoga, Vania  - Agrônoma. Presentes de Deus: Giovanna, Gabriel, Victoria e Gustavo. Professora - UTFPR. Presidente da ALAP, Acadêmica da APAL.   
OFS. Comendadora ALG, Acad. Corresp. ALAV, ANBA, ARTOP, ALTO, ALAF, ACLAV. Associada LITERARTE e ACIMA. Pesquisadora, escritora.




Rejane Machado

Rejane Machado - Nascida no Rio de Janeiro, Brasil, sendo portanto, carioca, é Professora de Literaturas com cursos de Pós Graduação, é Doutorada em Filologia Românica. Exerce a crítica literária, tem 10 livros publicados e muitos outros  por publicar, escreve contos, romances, crônicas e sobretudo ensaios histórico/literários. Detentora de vários prêmios, crê na inspiração e no trabalho de buril. 




Rosangela Calza

Rosangela Calza nasceu em São Miguel do Oeste (SC) num dia de verão do século passado. É florianopolitana por adoção desde 1989. Está representada em algumas Antologias no Brasil, Peru, Chile, Espanha e em Portugal; em revistas literárias na Suíça; e em seus Blogs. Faz parte da Academia de Letras de Fortaleza e foi premiada como uma das melhores poetisas lusófonas de 2015.




Valquiria Imperiano

Nasceu em João Pessoa, Paraíba – Brasil. Naturalizada Suíça, país onde mora desde 1997. Formada em Letras na Universidade de Mandaguari Paraná. aperfeiçoamento em estruturação da língua portuguesa, reingressou na faculdade de letras na UFSC. Cursou francês em Genebra. Foi professora de língua portuguesa em Florianópolis. Interprete francês-português. Em Genebra  dedica-se às artes da pintura e da escultura (exposições na Europa e no Brasil). Escreve poemas, contos e crônicas. Membro da Academia de Letras de Fortaleza (ALAF) e da Rebra. Livros: Imperiano - Southend-on-Sea Exhibition, Espelho meu Espelho, Cofre Aberto. Participação em mais de 10 antologias. Prêmio Luso-brasileiro de poesia. Textos  escolhidos para as Antologias Ser Brasileiro lançado na semana Cultural de OSLO EM 2014  e  para a Antologia Princesa Imperial em Rio Claro.





ANGOLA

Carlos Alberto Cunha Liberal


Uma vida de sacrifícios e lutas, nascido em Luanda, uma aventura de vida entre a fortuna e o desejo, uma vida de um milénio de uma  década, da melhor  geração de  sempre no mundo a de 64, um atravessar de abismos e infernos, uma  vida de orgulho e vitórias, um atravessar de mares e  rios, um império; é a biografia de carlos a.c. liberal.



Gisela Torquato Cosme


Gisela Torquato Cosme nasceu em Luanda no ano de 1982. Cresceu em Portugal, entre o Alentejo e Cascais. Começou a escrever com 15 anos de idade.
No ano de 2007 licenciou-se em Sociologia pela Universidade de Évora. Atualmente exerce funções na área infantil e social.
Participou em várias Antologias nacionais e internacionais.
Escreve poemas, contos infantis, escrita motivacional e notas bíblicas.

Recebeu o prémio de excelência 2014 pela CEMD e Literarte.



Kussu Kappo

KUSSU KAPPO é natural de Luanda-Angola. O Autor e Poeta Kussu Kappo, tem participações em algumas publicações coletivas.
V e VI Antologia de Poetas Lusófonos”, “Antologia Palavras Sem Fronteiras III”, “2ª Ant. Poética da ACLAV”, “Antologia Vingança 2” e “Antologia Universal Lusófona-Rio dos Bons Sinais”. Com Edições-Literarte, Folheto Edições & Design e CEMD no Brasil e Portugal.






CABO VERDE

Elisandra Tavares

Elisandra Maria Monteiro Tavares, cabo-verdiana, nasceu em 1991.




GUINÉ-BISSAU

Ismael Hipólito Djata

Ismael Hipólito Djata nasceu, em Bissau, Guiné-Bissau. Escritor, Poeta, Ilustrador e Artista Plástico, licenciado em Tecnologias e Sistemas de Informação - Na Universidade do Minho.
Realizações  e Participações Literárias:  2013 – Antologia Poética para a Paz na Guiné-Bissau – RECADO DE PAZ, Iª Edição; 2015 Publicou o seu 1º livro titulado “O Silêncio das Lágrimas” Chiado Editora; 2015 – Antologia de Poesia Contemporânea Entre o Sono e o Sonho, Vol. VI .





SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Goretti Pina

Nasceu e cresceu na ilha do Príncipe - São Tomé e Príncipe. Veio para Portugal no ano de 2000. Licenciada em Direito e pós graduada em Criminologia. Reside em Lisboa, onde trabalha como criadora de moda autónoma, tendo registado a sua marca em 2008. Tem poemas publicados na secção de Escrita Criativa da revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução, Babilónia, de 2005. Em 1998, participou no concurso de literatura Prémio PALOP/98 com a obra O amor da filha do angolar. Em 2010 ganhou o concurso Criar Lusofonia, promovido pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), com o projecto literário No dia de São Lourenço. Publicou as obras poéticas “Viagem” e “ A respiração dos dias” e o romance No dia de São Lourenço/O encanto do Auto de Floripes




Timor-Leste/Lorosa'e

Luís Costa

Luís Costa (Timor-Leste, 1945) – linguista timorense e grande cultor da história, cultura e da língua Tétum. Irmão do ilustre poeta timorense Borja da Costa, estudou no Seminário de Leiria, onde ordenou-se sacerdote em 1973. Regressou a Timor para cooperar na missão de Ossú. Durante a invasão de Timor pela Indonésia, esteve de 1976 a 79 nas montanhas com a população. Luís Costa traduziu para o português os poemas do irmão (Borja da Costa – Selecção de Poemas / Klibur Dadolin), além de ser o criador do Dicionário de Tétum-Português. 




GALIZA

Maria Dovigo

Maria Dovigo nasceu na Corunha em 1972 e vive desde 2000 em Portugal. É filógoga de formação e escritora de vocação. Nesse lavor criativo liga a sua vontade de intervenção cívica com a sua convição de que a criação é a verdadeira natureza do ser humano. Colabora com diferentes associações de uma e outra banda do Minho, tecendo redes de afetos e projetos à volta da vivência da língua comum.



CONVIDADO ESPECIAL

Joan Navarro (País Valenciano - Espanha)
Joan Navarro (Oliva, País Valenciano, Espanha,1951) é poeta, narrador e tradutor. Recentemente publicou os livros de poesia Magrana (2004), Sauvage! (2007), edição francesa de A. Salvador e A. Gato, A deslloc (2010), BWV 988 (São Paulo, 2013), El plom de l’ham (2014) e com o pintor Pere Salinas Atlas (Correspondència 2005-2007) (2008), Grafies • Incisions (2010) e O: Llibre d’hores (2014). Em 2015 editou Llum cinabri | Calma tectónica, realizado com a poetisa argentina Lila Zemborain e que inclui pinturas de Pere Salinas. É autor do texto narrativo Drumcondra (1991). Tradutor para o catalão de Amado mio de P. P. Pasolini (1986), dos poetas brasileiros Orides Fontela, Esfera. Una antologia (2010), Majela Colares, Vorejant el caos (2013) e Antônio Moura, Després del diluvi i altres poemes (2013), e, com Octavi Monsonís, Ossos de sípia, de Eugenio Montale (1988). Tradutor para o espanhol da poetisa paulista Elisa Andrade Buzzo, Noticias de ninguna parte (México, 2009), Canción retráctil (México, 2010) e Variado son (Brasil, 2012). É editor da revista digital sèrieAlfa. art i literatura



2 comentários:

  1. Orgulho-me de estar no grupo de Moçambique, ao lado de dois conterrâneos- o Delmar e o Jorge Viegas. Para além dos laços de amizade, com o Jorge, os dois responsáveis pelo grupo cultural do movimento onde estávamos inseridos,percorremos todos os caminhos da cultura: poesia, teatro, jornalismo, prosa em livro e abrimos todas as portas que, na época nos eram possíveis.
    Encontro também aqui, no grupo de Portugal e Brasil, seguidores antigos do meu blogue Zambeziana. Mas tudo isto não me espanta: quem colheu e semeou os sinais de um Rio que há séculos, só emite BONS SINAIS, outra coisa não seria de esperar.
    Parabéns, Delmar, tu és o timoneiro deste barco ( ou será almadia? Para mim...tanto faz) que segura com o coração a rota que queremos seguir.
    Um abraço- bem zambeziano! Graça

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Delmar Gonçalves (o rosto mais visível do CEMD), um orgulho estar junto de tantas pessoas extraordinárias, no mundo das artes mas não só!
    Um grande abraço

    ResponderEliminar