segunda-feira, 15 de junho de 2015

Lançamento do Livro "Realismo e Lirismo em Terra Sonâmbula, de Mia Couto e Chuva Braba, de Manuel Lopes" de Martins José Chelene Mapera - VIII Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora







Ao editarmos esta valiosa obra ensaística que constitui a TESE de DOUTORAMENTO do Professor Moçambicano MARTINS JOSÉ CHELENE MAPERA, iniciamos uma nova fase no Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD) ,de que sou o Presidente da direcção e que passa a integrar o Centro de Estudos Sociais e Literários Professora Fernanda Angius. Trata-se de um Centro de Estudos  de Moçambicanos na Diáspora que passará a produzir obras de natureza científica e que priorizará sempre os Moçambicanos.
Trata-se sem dúvida de mais um passo gigante em frente nos nossos objectivos definidos desde a fundação desta Associação.
Procuramos desta forma dar o nosso modesto mas nobre contributo para a Literatura Moçambicana e para a educação em todo o espaço da CPLP- Comunidade de Países de Língua Portuguesa , proporcionando desta forma um melhor conhecimento recíproco.
Fica mais rico o património científico e literário Moçambicano e de  expressão oficial  portuguesa. E o Professor , Educador e Pedagogo MARTINS  JOSÉ CHELENE MAPERA ,que é também Poeta e Escritor sabe-o bem.
Por isso ,de forma inteligente e sábia, pegou em dois vultos de grande importância nas Literaturas de Expressão oficial Portuguesa  e nos seus respectivos  países (Moçambique e Cabo Verde)  e neste enorme espaço de fraternidade  e diversidade cultural. linguística, lexical, fonética, sintáctica e morfológica e descodificou singular e magistralmente o Lirismo nas suas obras.
Naturalmente o Realismo e o Lirismo Moçambicano ou o Realismo e o Lirismo Cabo-verdiano constituem património realista e  lírico Africano. A diversidade é uma característica peculiar deste grande continente, e como sabeis, diversidade é riqueza.
E a importância do seu estudo e sistematização ultrapassa fronteiras e contribui indiscutivelmente para o quebrar de barreiras desfazendo inteligentemente preconceitos e incompreensões em todas as áreas do conhecimento.
A criação científica é uma actividade produtiva prolífica que desde sempre teve essa característica certificadora.
Esta TESE, que é também uma reflexão científica é um  contributo muito importante e fundamental para reformular e renovar muitas atitudes acomodadas, comodistas ,passivas, pouco  ou nada criativas e repetitivas do fazer e da forma de fazer a ciência, que nos últimos séculos se caracterizou por se comprazer na eternização obsoleta do saber já feito reproduzindo-o apenas com pequenas nuances.
Com efeito ,MIA COUTO e MANUEL LOPES, dois ícones Africanos das Literaturas de Moçambique e Cabo Verde e das Literaturas do espaço da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa e universal, de cujas obras literárias (“TERRA SONÂMBULA” e “CHUVA BRABA”)se debruça o autor desta preciosa e agora indispensável TESE de DOUTORAMENTO, tornam-na ainda mais importante porque rara. E mais rara ainda por tratar do seu realismo e Lirismo; um realismo e um Lirismo verdadeiramente Africanos.
Ambas têm o seu valor estético- literário, histórico e sociológico. E a questão fundamental será a necessidade primordial de tomar em linha de conta o facto de a acção cultural e literária Moçambicana ou Cabo-Verdiana não poderem ser estudadas e apreendidas tão-só a partir dos torrões  Moçambicano  e Cabo-Verdiano.
Sem dúvida, ela irá sendo cada vez mais repartida no/pelo  grande espaço linguístico e cultural formalizado na actual CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Terminaríamos dizendo que pensamos ser de aproveitar a ocasião de bons augúrios desta TESE/ ENSAIO  para recuperarmos todo o sentido positivo, progressista e progressivo do estudo sistematizado das Literaturas Moçambicana e Cabo-Verdiana entendido como aquisição ou reforço do seu conhecimento.


Bayete pois Professor MARTINS JOSÉ CHELENE MAPERA!
Delmar Maia Gonçalves
(Escritor e Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora)









JOSÉ MARTINS CHELENE MAPERA
Professor de Estudos Culturais no ISArC (Instituto Superior de Artes e Culturas), de Maputo. Professor da Literatura Cabo-verdiana e Guineense, convidado pela UPedagógica, de Maputo e pela UniSaF, de Maxixe. Doutor em Hermenêuticas Culturais pela Universidade de Aveiro, e crítico literário com artigos em diversas revistas Portuguesas. Membro honorário da CEMD (Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora), com texto poético publicado e membro honorário da ALIDCI (Associação Lusófona para o Desenvolvimento, Cultura e Integração).



Sem comentários:

Enviar um comentário